Larissa Schip
Livros | Catálogos
Entremeios
Diagramação de um livro catálogo da exposição Entremeios da artista Bernadete Amorim com André L. Visinoni. Contendo um texto do crítico, uma série de poemas, fotografias das obras e das instalações visuais e sonoras produzidas para exposição.
Desafios: Equilibrar as imagens das obras com os poemas, como a exposição abarcava diversas linguagens - desenhos, bordados e instalações - existia a necessidade e o compromisso de converter essas imagens em um contínuo, em que cada página pudesse valorizar as diferentes linguagens.
Resolução: A estratégia foi simular um caminho de leitura, que se iniciou com o texto crítico e seguiu com uma mescla entre poemas e imagens dos trabalhos que, juntos, foram formando uma sequência seriada. Para proporcionar a dimensão da exposição para o leitor, entraram as fotografias da interação do público com as obras e também um qr code com acesso ao áudio da instalação sonora.
Dados técnicos: Finalização em impressão, contendo 120 páginas, capa com orelha de proteção e encadernação em brochura.
A exposição ocorreu no Museu Municipal ed Arte – MuMA, em Curitiba, no ano de 2023. Fotos Marcelo Almeida. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento á Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.
Uma parte do todo
Diagramação de um catálogo da exposição Uma parte do todo, realizada durante o XI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais da UFPel, na Galeria A Sala em 2022. Contendo um texto crítico, imagens das obras de 13 artistas e um resumo das atividades do evento.
Desafios: Equilibrar as imagens das obras dos artistas, que abarca diversas linguagens e visualidades. Sem que as informações sobre o seminário ficassem
Resolução: A estratégia para abarcar todo o conteúdo, foi simular o caminho do visitante. Com o auxílio de imagens, a diagramação se inicia com a fotografia da fachada do prédio, e em seguida do espaço interno, chegando à sala da exposição. Nas páginas seguintes, o texto crítico localiza o tema e, em sequência, cada artista foi alocado em duas páginas, com pequenos textos. No último caderno foi inserido em páginas pretas destinadas ao conteúdo do seminário. Por fim, a contracapa foi elaborada de maneira a avançar a capa, dando a sensação de duas frentes.
Dados técnicos: Finalização em impressão - e arquivo digital - com 52 paginas e encadernação em grampo.
Ínterim
Diagramação de um catálogo da intervenção urbana Ínterim, realizada por Larissa Schip e Eliane Prolik, nos Terminais de Transporte Coletivo de Curitiba em 2019. Contendo um texto crítico, imagens originais do trabalho e fotografias da intervenção no espaço.
Desafios: Mostrar a intervenção para além dos registros fotográficos do trabalho no espaço.
Resolução: Mais do que um catálogo que apresentasse a intervenção, a ideia era trazer a intervenção em si. Com isso, a estratégia foi criar uma espécie de “Ínterim de bolso”. Para isso, o catálogo foi dividido em três cadernos em formato de concertina, sendo dois, de 90 cm cada, reproduzindo, em escala menor, a sequência de imagens instaladas na intervenção, divididas em frente e verso. E um terceiro, de 60 cm, com o texto crítico e fotografias do trabalho no espaço. Os três cadernos - que fechados têm o mesmo tamanho - foram colocados em uma luva de acetato.